Receita: pizza de berinjela com queijo muçarela

Receitas com queijo

No dia 31 de março é celebrado o Dia da Saúde e Nutrição. Quando pensamos nestes dois assuntos, logo associamos a qualidade de vida e alimentação saudável. No entanto, muitas vezes a população esquece de colocar em prática esses conceitos, deixando sua saúde para segundo plano.

 

Sabe-se que, com uma alimentação saudável e equilibrada é possível evitar diversos fatores de risco na população como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.

 

Para termos uma alimentação saudável, o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, nos orienta a fazer de alimentos in natura ou minimamente processados a base da nossa alimentação, ou seja, devemos priorizar alimentos como grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos. São alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras e diversos nutrientes benéfico à saúde. Vale lembrar que diversificar os alimentos dentro de cada grupo alimentar também é importante.

Além disso, o Guia Alimentar nos orienta a utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades, como parte de preparações culinárias. Isso porque são produtos alimentícios com alto teor de nutrientes cujo consumo pode ser prejudicial à saúde.

 

O consumo excessivo de sódio e de gorduras saturadas aumenta o risco de doenças do coração, enquanto o consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de obesidade, cárie dental, e de várias outras doenças crônicas. Além disso, óleos, gorduras e açúcar têm elevada quantidade de calorias por grama. Óleos e gorduras têm 6 vezes mais calorias por grama do que grãos cozidos e 20 vezes mais do que legumes e verduras após cozimento. O açúcar tem 5 a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas.

 

O Guia Alimentar também nos orienta a limitar o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados. Exemplos de alimentos processados: conservas caseiras, geleias, queijos, pães caseiros...

 

Além disso, o Guia Alimentar recomenda evitar alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, refrigerantes e “macarrão instantâneo” pois são nutricionalmente desbalanceados. Por conta de sua formulação e apresentação, tendem a ser consumidos em excesso e a substituir alimentos in natura ou minimamente processados. Suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo afetam de modo desfavorável a cultura, a vida social e o meio ambiente. Além de contribuir para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis.

 

Para comemorar este dia, deixo uma receita deliciosa de pizza de berinjela com queijo muçarela, anotem os ingredientes:

- 1 berinjela

- Molho de tomate caseiro

- 4 fatias de queijo muçarela 3 Palmeiras

- Azeite de oliva extravirgem

- Sal e orégano à gosto

 

Modo de preparo: corte a berinjela em rodelas. Em seguida, regue-as com um fio de azeite de oliva. Após, acrescente uma pitada de sal. Coloque o molho de tomate, o queijo muçarela e por fim o orégano. Cubra o recipiente com um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 20 minutos. Após, retire o papel alumínio e deixe dourando por mais 10 minutos.

 

Bom apetite!

 

Beijos da Nutri Larissa.

 

Nutricionista Larissa Faccioli

Instagram: @nutrilarissasfaccioli

E-mail: larifaccioli@gmail.com

WhatsApp: (54) 99956-8110

Voltar
Compartilhe: